Você está sendo convidado a conhecer os vários estilos musicais do Brasil.
Quando o assunto é musica e cultura, podemos destacar vários estilos. Muitas vezes ouvimos diversas musicas desde a infância, mas não temos a mínima idéia do por que ouvimos ou como foi produzida.
Os estilos musicais são:
ÓPERA NO BRASIL- O maestro-compositor brasileiro paulista Carlos Gomes (1836-
1896) – compõe a ópera O Guarani –baseado na romance de José de Alencar.Com ela, pela primeira vez, nascia o Brasil para o mundo musical. Carlos Gomes foi, sem
dúvida, o maior compositor das Américas no século XIX.
CHORO- É uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de
existência. O conjunto regional é geralmente formado por um ou mais instrumentos de
solo, como flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia, o cavaquinho faz
o centro do ritmo e um ou mais violões e o violão de sete cordas formam a base do
conjunto, além do pandeiro como marcador de ritmo.
FREVO- Em 1890 Surge o frevo em Recife, Pernambuco. Um dos mais importantes
gêneros musicais e danças do país. O frevo nasce da polca-marcha o ritmo é frenético
e contagiante, de coreografia individual improvisada e inspirada na capoeira, apoiada
no uso de sombrinhas e guarda-chuvas.
MARCHA CARNAVALESCA- Em 1899 a pioneira compositora carioca de classe
média Chiquinha Gonzaga (1847-1935) – a primeira mulher a reger uma orquestra
no Brasil (em 1885) –, compõe a primeira marcha carnavalesca da história da música
brasileira chamada ( Ô Abre Alas) um enorme sucesso e de grande influência na
consolidação das bases iniciais da música popular brasileira.
CANDOMBLÉ E UMBANDA- Em 1900 os ritmos do candomblé e umbanda são
oficialmente aceitos como parte integrante da cultura brasileira. Preservam-se as
músicas, escalas musicais, instrumentos como agogô, cuíca, atabaque, e suas ricas
bases polirítmicas.
SERTANEJO- Em 1914 canções sertanejas se popularizam entre as classes média
e alta, música sertaneja poderia também compreender o xaxado, o baião e toda
manifestação musical das regiões Norte-Nordeste.
SAMBA- Em 1917 Considerado o nascimento oficial do samba. Este típico samba
carioca, que mistura maxixe com frases rítmicas do folclore baiano, mais tarde
espalha-se pelo Brasil e domina o carnaval. Em 1920-50 Antecedendo a bossa nova,
surgem o samba-canção, um tipo mais lento, melancólico e romântico, orquestral e
introspectivo do gênero
BAIÃO- O baião é um ritmo musical nordestino, acompanhado de dança, muito
popular na região nordeste e norte do Brasil. Foi na década de 1940 que o baião
tornou-se popular, através dos músicos Luiz Gonzaga (conhecido como o “rei do
baião”) e Humberto Teixeira (“o doutor do baião”).
O baião utiliza muito os seguintes instrumento musicais: viola caipira, sanfona,
triângulo, flauta doce e acordeon. Os sons destes instrumentos são intercalados ao
canto. A temática do baião é o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida.
ROCK ROLL- Em 1955 com fortes ecos dos Estados Unidos e Inglaterra, o rock roll,
aterrisa incipiente no país através de versões, quando Nora Ney grava a versão Rock
Around The Clock. A primeira grande estrela do gênero é Celly Campelo (1942-) com
os hits Estúpido Cupido e Banho de Lua já no início dos anos 60.
BOSSA NOVA- A Bossa nova é um estilo originalíssimo de samba brasileiro que
surgiu na década de 1960. Este estilo é uma mistura do Jazz com o samba. Hoje um
dos estilos mais comuns no Brasil inteiro, se caracterizando como o samba das festas,
restaurantes e reuniões informais criado pelo ilustre cantor e músico João Gilberto,
acompanhado de outros como o Tom Jobim.
MÚSICA POPULAR BRASILEIRA- É um gênero musical brasileiro. Surgiu a partir
de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou
uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o
engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos
Estudantes.
HIP HOP- Em 1985, Ainda no bojo da grande década do rock brasileiro, e pela primeira
vez em toda América Latina, a grande novidade norte-americana do movimento hip
hop com o rap, grafite e a breakdance, A partir daí, com a aceitação gradual do novo
movimento pela mídia, o hip hop cresceria firmemente em importância e novos nomes,
atingindo um de seus apogeus nos anos 90.
AXÉ MUSIC- Em 1985, a música Fricote do baiano Luiz Caldas, inaugura oficialmente
o movimento axé music. O axé music é caracterizado pelo forte uso da percussão
baiana como o repique, timbau e surdos. Em geral, as letras falam da sensualidade do
corpo, do requebrar dos quadris e de danças, cheias de ironia e segundo sentido.
BANDAS DE ROCK- Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados
Unidos nos anos 50 (década de 1950) Inovador e diferente de tudo que já tinha
ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do
sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock eram
o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um
ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num
programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.
JOVEM GUARDA- Jovem Guarda foi um movimento surgido na segunda metade
da década de 60, que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu com um
programa televisivo brasileiro exibido pela TV Record, a partir de 1965. Ao contrário
de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a Jovem Guarda não possuía
cunho político.Em 1965, o cantor Roberto Carlos é o Rei da Juventude nacional na
liderança do movimento Jovem Guarda.
MÚSICA DE PROTESTO- Em 1965, com a repressão e censura instauradas pelo
regime militar, configura-se o espírito para o surgimento das músicas de protesto,
Geraldo Vandré atingiu o ponto máximo de sua carreira com a então clássica e
polêmica canção Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores, ou Caminhando (1968).
FUNK- Em 1970 surge no Rio de Janeiro um fenômeno que se caracterizaria como
tipicamente carioca – os bailes funk. s bailes da pesada, como eram conhecidos,
foram espalhando-se para os clubes do subúrbio. Com a proliferação de uma multidão
de dançarinos populares adeptos do movimento, trajados com roupas Black de
ocasião, cabelos afro, sapatos plataforma coloridos.
ROCK POP- É uma variação do estilo musical conhecido como rock. Em 1980-87 em
busca de novas alternativas musicais parte da elite da juventude brasileira de classe
média provoca uma nova onda de rock e pop apoiada no movimento pós-punk new
wave, que domina totalmente o cenário musical nacional num estilo popular, com
atitudes mais calmas, próximo ao estilo comum de música pop.
LAMBADA Em 1984-90 antecedendo o surgimento do axé music, a lambada baiana
torna-se um dos mais populares estilos de dança brasileira atual a misturar samba,
maxixe e dança erótica. O maior sucesso é do grupo Kaoma com Lambada, uma
versão do tema latino Llorando Se Fue, do grupo Los Kjarkas. Por falta de substância
musical e limitação coreográfica, o gênero tem breve período, mas provoca uma onda
de escolas temporárias da dança por todo o país.
MÚSICA INDÍGENA- Na época do descobrimento do Brasil as músicas das muitas
tribos são executadas em solos e coros, acompanhados pela dança, bater das palmas,
dos pés, flautas, apitos, cornetas, chocalhos, varetas e tambores.
MÚSICA AFRICANA- Em 1538 chegaram os primeiros escravos trazidos da África
trazendo suas músicas, danças, idiomas, macumba e candomblé – criando a base
primordial de uma nova etapa fundamental na história inicial da música brasileira. Em
1630 a cultura musical africana dos escravos negros é preservada e desenvolvida
através dos Quilombos. Surgem as primeiras novas formas de uma música afro-
brasileira, que desenvolveria o afoxé, jongo, lundu, maracatu, maxixe, samba.
MÚSICA CATÓLICA- Em 1549 chegam às primeiras missões dos jesuítas
portugueses no Brasil, os padres passam a introduzir as noções elementares da
música européia aos índios e a apresentar seus instrumentos musicais, num primeiro
contato importante de fusão e influências na nascente história da música brasileira. A
partir dos rituais religiosos das missões jesuítas nascem os primeiros cultos folclóricos
populares dos habitantes locais como o reisado e o bumba-meu-boi. A música sacra,
as melancólicas baladas e as modas portuguesas contribuem para a formação da
música brasileira.
MÚSICA DOS BARBEIROS- Em meados do século XVIII, surgem no Rio de Janeiro e
Bahia, as lendárias e divertidas músicas de barbeiros. Segundo estudiosos, essa seria
a primeira verdadeira manifestação de uma música popular brasileira instrumental de
entretenimento público. Eles interpretavam – muito à sua maneira livre – fandangos,
dobrados, quadrilhas, lundus e polcas num repertório bem diverso. Da música desses
deselegantes mas charmosos barbeiros descalços, nasceriam os ternos ,as bandas de
coreto, as militares e o choro.
MODINHA- Em 1750 surge até então o mais importante gênero musical – a modinha
–, criado em Portugal, e responsável pelos aspectos melódicos e românticos na
música brasileira, de grande influência até a Nova República, no início do século XIX.
LUNDU- É um gênero musical contemporâneo e uma dança brasileira de natureza
híbrida, criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos ao Brasil de Angola
e de ritmos portugueses. Da Europa, o lundu, que é considerado por muitos o primeiro
ritmo afro-brasileiro, aproveitou características de danças ibéricas, como o estalar
dos dedos, e a melodia e a harmonia, além do acompanhamento instrumental do
bandolim.
POLCA- É um estilo musical e de dança, de compasso binário, com uma figuração
rítmica característica no acompanhamento. Originou-se na região da Boêmia (Império
Austríaco), no início do século XIX, com difusão posterior por toda a Europa e parte da
América. Além de dança de salão, o gênero invade teatros e ruas, tornando-se popular
através dos próximos grupos de choro e grupos carnavalescos.
RANCHO CARNAVALESCO- Em 1870 surgiu no Rio de Janeiro o primeiro rancho
carnavalesco. A partir de então, esboça-se os primeiros traços do samba através do
batuque de origem africana.
MAXIXE- Em 1875 nasce o maxixe – a primeira dança de par e gênero musical
moderno genuinamente brasileiro. Ele surge da mistura do lundu com o tango
argentino, a habanera cubana e a polca. O maxixe foi considerado tão escandaloso e
polêmico quanto o lundu.